Adoniran Barbosa, considerado o pai do samba paulista, compunha e cantava os bairros de São Paulo como ninguém. Em uma de suas letras conta uma história que acontece em um samba no Bixiga (veja ao final da matéria o vídeo de Adoniran com Elis Regina).

E é pra lá que a Apcef/SP levará associados, dependentes e convidados, em mais um tour virtual no APCEF nos Passos da Cultura com o guia turístico Olavo Medeiros (@omelhordesampa).

:: Será dia 14 de outubro, quarta-feira, das 14 às 16 horas.

:: Inscrição

Clique aqui e inscreva-se até dia 12 de outubro (prorrogada para 14 de outubro, até às 12 horas) ou pelo e-mail convites@apcefsp.org.br. As vagas são limitadas. ENCERRADA.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Departamento de Eventos pelo WhatsApp (11) 97612-3900.

:: Por onde vamos

O passeio explora as ruas do bairro Bela Vista, que se divide nas regiões do Bixiga (dos italianos) e região do Morro dos Ingleses. Neste percurso vamos passar pela Casa das Rosas, Japan House, cobertura do Sesc, capela e museu do Hospital Santa Catarina e, mais, conheceremos o Itaú Cultural, a Praça Dom Orione, as Cantinas e bares da Rua 13 de Maio, a charmosa Rua Avanhandava e tantos outros lugares…

O encontro é na plataforma Zoom. O guia leva os participantes aos locais por meio do Google Earth, que transporta a todos a uma experiência emocionante.

:: Solidariedade

Além de um gostoso passeio virtual, todos terão a oportunidade de colaborar com uma instituição social por meio da Apcef Cidadã.

Cada um fará uma contribuição de R$ 10, depósito ou transferência bancária para:

Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0290
Operação: 003
Conta Corrente: 725-3

:: O Bixiga

Fundado em 1º de outubro de 1878, o bairro do Bixiga – um dos mais tradicionais de São Paulo – tem uma importância histórica e cultural muito ampla para a capital paulista.

Localizado na região do centro, desde a rua Major Diogo até as Avenidas Nove de Julho e Brigadeiro Luís Antônio, o bairro foi formado por imigrantes italianos recém-chegados ao Brasil e seus moradores cultivam até hoje suas origens, principal motivo pelo qual ganhou fama.

O bairro apresenta uma diversidade inacreditável e isso se deve ao fato de ser um dos bairros mais boêmios e, ao mesmo tempo, mais religiosos da capital. Foi no Bixiga que surgiu a primeira cantina da cidade de São Paulo, aos domingos, a Feira de Antiguidades do Bixiga, nas ruas do bairro desde 1982 conta com cerca de 500 barracas e fazem muito sucesso, além de tudo o que envolve seu lado mais tradicional, fazem deste um dos bairros mais icônicos da cidade.

A gente se reencontra virtualmente!

Compartilhe: