Comprometida com os direitos humanos, a equidade, a solidariedade, o bem-estar da sociedade e o meio ambiente, a Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa), em parceria com as Apcefs (Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal) e a ONG Moradia e Cidadania, apoia entidades que fomentam a educação ambiental, a segurança alimentar e qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade social do país.

:: Conheça a campanha “Juntos a Gente Faz o Futuro Brilhar”.

Com isso, duas instituições, uma na Bahia e outra no Rio Grande do Sul, foram contempladas com recursos disponibilizados por meio de edital. Além dos projetos REFLORI – Reserva Florestal Ijexá e Quintais Agroecológicos e Meliponicultura Cidadã, o segundo edital da Fenae, lançado em 2022, contempla mais 23 projetos nas áreas de segurança alimentar, inclusão produtiva e educação complementar. Estes trabalhos também já estão acontecendo em outros estados.

Na Bahia, o REFLORI é uma unidade de conservação ambiental urbana de caráter pedagógico, que tem como objetivo compatibilizar a preservação do ecossistema do bioma da Mata Atlântica do Sul da Bahia com o uso sustentável de recursos naturais. O projeto promove a recuperação do ecossistema, por meio do replantio de árvores e plantas da Mata Atlântica.

A REFLORI também conta com horto, minhocário, viveiro e herbário, que tem como objetivo recuperar o fragmento de borda da Mata Atlântica degradada, produção de mudas de plantas e proteção da fauna local do bioma. Além disso, o espaço é aberto para a realização de cursos com foco na conservação ambiental e economia da floresta, disseminando o movimento da sustentabilidade no litoral sul da Bahia, na região de Itabuna (BA). Também é aberto para visitação de crianças, adolescentes, educadores, pesquisadores, universidades, escolas, associações, comitês, núcleos familiares, entre outros, que queiram acessar o espaço do projeto.

No Rio Grande do Sul, o foco é a contribuição para a segurança alimentar e a qualidade de vida das famílias atendidas pela Casa Auxiliadora, que fica na cidade de São Leopoldo. O projeto é desenvolvido com crianças e adolescentes da comunidade, com idade entre 6 e 17 anos.

No local, são construídos quintais agroecológicos, através da produção e plantio de alimentos orgânicos e do conhecimento da meliponicultora como facilitador da geração de renda. Meliponário é a criação de abelhas sem ferrão, para produção de mel e outros produtos, para auxiliar na geração de renda das famílias beneficiadas.

Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, essa ação “vai ao encontro da preocupação das entidades envolvidas [Fenae, Apcefs e Moradia e Cidadania] com a sustentabilidade ambiental e a melhora na qualidade de vida das populações em situação de vulnerabilidade social, especialmente em um momento em que a fome voltou a fazer parte da realidade de uma parcela expressiva da população brasileira. Através da educação ambiental e de iniciativas como estas, poderemos dar uma contribuição importante para a preservação da natureza e a saúde das famílias atendidas”, afirma.

O coordenador da REFLORI, Carlos Alberto dos Santos, destacou que a parceria e o apoio da ONG Moradia e Cidadania são importantes para a luta pela preservação do bioma da Mata Atlântica.

“Por outro lado, para a Fenae e Apcefs, a parceria é estratégica, pois contempla a diversidade e a responsabilidade ambiental que são eixos estruturantes do ESG – Governança Ambiental, Social e Corporativa. Abordagens estas, tão essenciais ao mundo dos negócios, que foram incluídas entre os fatores que compõem “S” da Sigla ESG.  Ou seja, para todos os tipos de empresa e, em especial, as do terceiro setor, temas como meio ambiente, diversidade, equidade e inclusão são práticas importantes para o sucesso do negócio”, ressaltou Carlos.

O coordenador da ONG Moradia e Cidadania no Rio Grande do Sul, Artur Ferreira, também destacou a importância do projeto para a comunidade local atendida. “Essa iniciativa é muito importante para que as crianças tenham contato com a produção de alimentos orgânicos e, também, com a produção de mel. Isso faz com que haja uma consciência ambiental, que se reflete na própria relação familiar”, reforçou Artur.

Marcos Todt, presidente da Apcef/RS, informou que “no Rio Grande do Sul os projetos são excepcionais em favor de crianças e jovens em vulnerabilidade social. Em seu conjunto, englobam segurança alimentar, cultura e educação ambiental. Ou seja, a união de esforços da Fenae, Apcef/RS e ONG Moradia e Cidadania faz a diferença e contribui diretamente para o bem comum”.

O presidente da Apcef/BA, John Ralph, compactua com a ideia de preservação e educação ambiental para a população atendida. “Preservar o meio ambiente é um compromisso que abraçamos com paixão. Acreditamos que educação ambiental é fundamental para que as pessoas se tornem mais conscientes sobre a sustentabilidade e a importância de construir um futuro mais limpo para as próximas gerações”, destacou.

Campanha “Juntos a Gente Faz o Futuro Brilhar”

Ações promovidas pela Fenae e Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, fazem parte da campanha “Juntos a Gente Faz o Futuro Brilhar”. Os recursos arrecadados são revertidos para os projetos, beneficiando famílias e crianças em situação de vulnerabilidade situadas próximas às sedes das Associações.

As iniciativas conciliam ações de esporte, cultura, segurança alimentar e educação complementar com geração de renda e meio ambiente contemplando crianças, adolescentes e adultos. Elas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

 

Compartilhe: