Sonhar juntos e mudar o mundo. Sim, é possível! Assim como nos trechos da obra de Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes: “Mudar o mundo, meu amigo Sancho, não é loucura, não é utopia, é justiça!” ou “Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade”, no município de Belágua, o Movimento Solidário mostrou ser possível um sonho se tornar realidade, com a força do coletivo. 

E neste dia 2 de julho, onde se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado em 100 países sempre no primeiro sábado do mês de julho, se faz necessário destacar o Movimento Solidário, programa de desenvolvimento sustentável criado em 2005 a partir do Comitê de Responsabilidade Social da Fenae e Apcefs. Com o propósito de fazer a diferença na vida das pessoas, o programa iniciou sua atuação em Caraúbas do Piauí em 2005, onde fez um trabalho por 10 anos, e desde 2015 atua no município maranhense de Belágua.  

A ideia do dia do cooperativismo é a de mostrar às pessoas como as cooperativas auxiliam na construção de um mundo melhor. “Construir um mundo melhor é colocar o nós, no lugar do eu. É assim que atuamos há sete anos no município de Belágua, onde já tivemos, com a participação coletiva, importantes avançamos para o desenvolvimento sustentável do município. E vale lembrar que tudo isso não seria possível sem a participação dos empregados da Caixa”, ressaltou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto e acrescentou: “No momento em que a crise humanitária no Brasil se agrava provocada pela volta da fome, atingindo mais de 33 milhões de pessoas, é indispensável dizer que os projetos do Movimento Solidário transformam vidas. Neste dia do cooperativismo temos que refletir essas ações capazes de mudar o mundo”. 

Takemoto também destacou a parceria com o governo do estado e prefeitura municipal de Belágua. “Muitos projetos avançaram em conjunto com ambos. Os agentes de saúde, por exemplo, foram de uma ajuda extremamente importante para acompanhar as comunidades na parte da desnutrição, gestação das mulheres e no monitoramento da pandemia”, pontuou o presidente.

De acordo com a coordenadora do Movimento Solidário, Denise Alencar, sem a parceria do poder público e a comunidade não seria possível chegar tão longe. “O diferencial do Movimento Solidário é fazer com que o coletivo se mobilize para melhorar a situação das suas comunidades, sempre com lideranças comunitárias intermediando seus problemas e trazendo soluções em conjunto com as pessoas da comunidade”, disse. 

Dados que transformam vidas 

Os sete anos de atuação do Movimento Solidário em Belágua impactaram positivamente vários índices, principalmente em comunidades que sofriam com insegurança alimentar e de difícil acesso. O saldo do programa proporcionou importantes avanços, tais como:  21 tanques de peixes em comunidades que sofriam com desnutrição; 10 hortas comunitárias; 10 poços artesianos em comunidades que não tinha acesso a água de qualidade e tinha índices de hepatite B; 1 projeto de abelha sem ferrão voltado para a preservação das abelhas; 2 projetos de suinocultura; 1 casa de farinha; 1 telecentro e 1 projeto de saneamento básico.  

Confira os projetos que se destacam nas comunidades  

Mel Flor Mirim – Resultado de um projeto protagonizado por mulheres da comunidade de Preazinho, o mel faz parte da estratégia para promoção da inclusão produtiva das comunidades aliada à conservação das espécies de abelhas nativas sem ferrão, Tiúba e Uruçu. 

Hortas comunitárias – Com o objetivo de proporcionar a melhoria da segurança alimentar e nutricional, as hortas comunitárias reúnem professores, monitores, representantes dos parceiros e alunos para a troca de novos conhecimentos e para qualificar as refeições, com alimentos saudáveis. As hortas comunitárias fazem a diferença nos povoados de Lagoas, Olho d´água, Bom Princípio, Galegas, Jabuti, Santa Maria e Mocambo 1 e 2.  

Psicultura – Os tanques de peixes, com capacidade para mais de 2 mil tilápias cada, fazem parte das ações que atendem demandas apresentadas pelas próprias comunidades, que por anos conviveram com escassez de água e de alimentos. 

Ao todo são 47 projetos distribuídos em 34 comunidades rurais de difícil acesso. São mais de 2.245 pessoas beneficiadas diretamente, 734 crianças e um total de 553 famílias impactadas ao longo dos sete anos. 

Conclusão dos projetos em Belágua  

O Programa Movimento Solidário se prepara para atuar em novas localidades. Antes disso, além de publicizar os resultados sobre os impactos de suas intervenções ao longo desses sete anos de atuação em Belágua, o Programa também irá concluir os últimos projetos no município para que os belaguenses possam definir novas metas de desenvolvimento sustentável, agora partindo de uma nova condição.   

Saiba mais – Em 2022 será o 28º Dia Internacional das Cooperativas reconhecido pelas Nações Unidas. A data foi instituída oficialmente pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) em 1994, com o propósito de promover a confraternização de todos os povos ligados ao setor. A celebração ocorre junto às ações festivas e sociais do Dia C – o Dia de Cooperar. 

 

 

Compartilhe: