Quem disse que o trabalho do Eu Faço Cultura parou neste período de isolamento social? Apesar da suspensão da distribuição de ingressos para eventos presenciais, como teatro e cinema, o Programa intensificou a oferta de livros na vitrine da plataforma. Isso significa que continuamos levando cultura para o Brasil inteiro – e ainda damos opções de entretenimento para quem está em isolamento social.

O Rafael Ferreira, responsável pela Biblioteca Comunitária Tamboril, em Pirapora-MG, é prova disso. Beneficiário do Eu Faço Cultura desde 2017, ele diz que os livros da plataforma ajudam a enriquecer o acervo do projeto. “Nesse período de quarentena, essa parceria está sendo ainda mais importante, pois está permitindo que a gente envie livros aos leitores e frequentadores da nossa biblioteca, que estão sem aulas e outras atividades. Então a leitura tem sido uma ótima forma de fomentar a criatividade e imaginação de quem está em casa”, conta Rafael. A instituição atende cerca de 350 pessoas do interior de Minas e já resgataram o produto Biblioteca Renovada, que atualiza o acervo bibliográfico da instituição, e mais de 300 livros da plataforma.

A continuidade do projeto mesmo em tempos de pandemia é igualmente benéfica para a outra ponta: os produtores culturais. Aloma Fernandes está à frente da editora de livros infantis Bamboozinho e diz que o trabalho por lá não parou. “Tem livro nosso indo pro Brasil inteiro através do Eu Faço Cultura”, comemora.

Ela também ressalta que a apresentação dos livros na vitrine do Programa faz diferença na divulgação. “Expor na plataforma é bem bacana porque permite que o beneficiário folheie o livro, conheça as ilustrações, veja a sinopse, a capa, como se estivesse na livraria. A gente sabe que quem escolhe nosso livro é porque realmente gostou dele”. A editora já distribuiu mais de 2.100 livros em parceria com o Eu Faço Cultura.

MAIS DE 5 MIL LIVROS – Quem entrar no www.eufacocultura.com.br hoje encontrará mais de 5 mil livros de 50 títulos diferentes para resgate. Há romances, contos, livros infantis, história em quadrinhos, obras sobre autoconhecimento, filosofia, religião, dentre outros.

Lembrando que os livros são enviados gratuitamente para todo o Brasil, mas só podem ser resgatados pelos beneficiários do programa: estudantes e gestores de escolas públicas, microempreendedores individuais, ONGs e instituições beneficentes, idosos, beneficiários de programas sociais e pessoas com deficiência.

NOVIDADES – O diretor do Instituto Fenae, Davi Borges, ressaltou que, além dos livros, que estão sendo o grande foco da plataforma neste período de isolamento social, há uma possibilidade de incluir produtos digitais na lista de distribuição. “Estamos vendo essa alternativa, para continuar levando cultura neste momento em que as pessoas não podem usufruir presencialmente dos outros produtos”.

Compartilhe: