A conservação do meio ambiente é responsabilidade de todos nós. Devemos dar destino certo ao lixo que produzimos, cuidar dos recursos naturais que temos em abundância e, muitas vezes, desperdiçamos. Se cada um fizer um pouco e fizer a sua parte, o planeta será mais sustentável.

A APCEF/SP já desenvolve algumas ações em suas Unidades com a finalidade de conscientizar os hóspedes do bom uso de recursos como água, por exemplo.

APCEF Sustentável

Alertar as pessoas da necessidade do uso consciente dos recursos naturais será um dos projetos que a APCEF/SP desenvolverá com mais ênfase em 2020, com ações e investimentos em estruturas que proporcionarão a reutilização de diversas fontes.

Desde março de 2019, a horta orgânica de Avaré rende experiências interessantes para a APCEF/SP com o reaproveitamento dos resíduos orgânicos em substituição ao uso de pesticidas e fertilizantes químicos.

Horta orgânica

A implantação do sistema de horta orgânica na Unidade de Avaré foi muito positiva. Além de produzir os alimentos para a Unidade, a horta gerou atividades com os associados.

Uma das atividades é o plantio e colheita de hortaliças, além da explicação, aos associados, de todo o sistema. Também há venda dos produtos orgânicos da horta para os hóspedes.

O conceito da horta é a utilização de resíduos orgânicos, por meio da compostagem, produzidos na própria unidade, como adubo natural.

O cultivo orgânico trata o solo e os alimentos como organismos vivos e obedece a preceitos socioambientais para que o plantio não seja prejudicial ao meio ambiente, destaca especialista em energia fotovoltaica, Leandro Ferreira Batista.

A principal característica da produção orgânica é a substituição do uso de pesticidas e fertilizantes químicos por técnicas naturais, baseadas em processos biológicos e na adaptação ao local.

 

Água

O clube da APCEF/SP em São Paulo tem área de 74 mil m² a ser cuidada e preservada. Uma forma sustentável de fazer isso, a partir do primeiro semestre, será a implantação de sistema de captação de água de chuva e poço semi artesiano.

Nas duas formas, a utilização de água não potável (água da chuva) e água potável (poço semi artesiano) vão gerar economia, autonomia e a busca por um futuro sustentável sem o racionamento de água.

A água é fonte de vida e é um recurso natural essencial como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.

Este investimento da APCEF/SP poderá ter seu retorno medido logo nos primeiros sete meses após o início do seu funcionamento.

 

Energia Elétrica

Solução sustentável para a economia de energia elétrica, sem deixar de oferecer a comodidade nas Unidades de Ubatuba e Suarão, especialmente com a implantação de aparelhos de ar condicionado, é outro projeto que a APCEF/SP visa investir neste ano.

A implantação de chave cartão nestas Unidades visa evitar com que as lâmpadas e outros equipamentos fiquem ligados sem necessidade, dessa maneira economizando energia elétrica.

O cartão chave nada mais é que um sistema eletromecânico de acionamento, que tem a capacidade de controlar o acionamento da iluminação ou cargas ligadas a ele através de um cartão plástico. Quando o cartão é retirado, todo o circuito é desenergizado automaticamente.

“Há outros projetos em estudos e vamos investir em uma APCEF cada vez mais sustentável”, afirma o diretor Leonardo Quadros.

Compartilhe: