Dia Internacional da Mulher: A emancipação feminina passa pela garantia de trabalho e renda. Neste contexto, os projetos de responsabilidade social da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa) e desenvolvidas pelas Apcefs espalhadas por todo o Brasil têm ajudado na qualificação profissional de centenas de mulheres.

No Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março, a Fenae destaca os projetos “Construindo Laços de Amor” (Piauí) e “Coletivo de Mulheres do Tocantins” para inclusão social e ajudar o público feminino na qualificação profissional. Ambos foram selecionados por meio dos editais de seleção de projetos de responsabilidade social da Fenae e das Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania.

Liderados por mulheres e desenvolvidos para mulheres, as iniciativas são decisivas para ajudar na conquista de uma nova fonte de renda.  A Diretora de Impacto Social da FENAE, Giselle Menezes, destaca a iniciativa da Federação na promoção da emancipação feminina por meio dos projetos dos movimentos solidários. Para ela, os projetos reforçam o compromisso da Fenae com a igualdade de gênero e o empoderamento feminino. “Estamos comprometidos em gerar um impacto social duradouro, e não iniciativas isoladas. Acreditamos que ao investir na autonomia e no desenvolvimento integral das mulheres, estamos contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária. Através desses projetos, buscamos não apenas oferecer suporte, mas também criar espaços onde as mulheres possam prosperar, crescer e se destacar em todas as áreas da vida”, defende Giselle.

Já a diretora de Saúde e Previdência da Apcef/PI, Francisca de Assis, reforça o comprometimento da Federação em contribuir com a sociedade mais igualitária. Ela destaca a importância do projeto “Construindo Laços de Amor” desenvolvido no Piauí, como um dos inúmeros projetos de responsabilidade da Fenae, os quais sempre tem como objetivo gerar renda e autonomia cidadã. “As mulheres aprendem costura, fazem enxovais para bebês e beneficiam a si e outras mulheres, promovendo auto estima e gerando renda.Tanto a Fenae como a Apcef têm no seu DNA o objetivo de ajudar a construir a sociedade digna e justa que queremos”, reforça De Assis.

Para a diretora da Fenae e membro do comitê Gestor dos projetos, Lourdes Barbosa, a participação das Apcefs é fundamental nas duas iniciativas, pois demonstra o envolvimento e compromisso das (os) empregadas(os) Caixa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), visando a igualdade de gênero, empoderamento e redução de desigualdades.   “A pauta de emancipação, empoderamento e representatividade das mulheres é uma das justas bandeiras da Fenae.  Embora de acordo com o censo demográfico sejamos maioria na população brasileira, o mesmo não acontece em posições de chefia e salários e pior: vimos nos últimos anos o crescimento da violência contra as mulheres, de várias formas”, disse a diretora “Entendo que é urgente a conscientização de toda a sociedade civil na transformação dessa questão estrutural, apoiando iniciativas que promovam o bem estar, emancipação e empoderamento das mulheres”, destaca.

Conheça mais sobre os dois projetos financiados pelo edital 003 em parceria com a ONG Moradia e Cidadania:

O projeto “Construindo Laços de Amor” no Piauí, acolhe, promove apoio psicológico e terapêutico a mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade social. Por meio de capacitação na produção dos enxovais, os laços são construídos no período do projeto com a perspectiva da atividade vir a ser uma fonte de geração de renda e empoderamento das mesmas.

Já o “Coletivo de Mulheres do Tocantins” oferece cursos nas áreas de alimentação e artesanato para mulheres em situação de desemprego/vulnerabilidade social, nas cidades de Araguaína e Palmas, promovendo o empreendedorismo social e geração de renda.

Para a diretora da Apcef Piauí e responsável pelo Projeto, Glória Araújo, o apoio financeiro que a Apcef  é essencial para atender mulheres das comunidades carentes. “Tem sempre esse olhar voltado para quem está ao nosso redor e tentando construir realmente uma vida mais digna, para que as mulheres realmente se libertem e tenham uma certa independência financeira com relação a cuidar dos seus filhos, da sua casa”, destaca.

O presidente da Apcef Tocantins, João Batista, ressalta que o trabalho realizado pela Apcef, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania tem feito a diferença para as mulheres do estado. “É um trabalho dedicado às mulheres em situação de risco econômico e as oficinas ajudam a aumentar as oportunidades delas no mercado de trabalho. Já estamos no segundo ano de projeto dentro do programa de responsabilidade social da Fenae. Pretendemos apoiar um número maior de mulheres nesse ano de 2024 e seguir fazendo a nossa parte para a transformação da nossa comunidade”, finaliza João Batista. 
 

Compartilhe: