Diante da necessidade de proteção dos direitos de milhões de usuários de planos de saúde, especialmente aqueles que utilizam as autogestões de empresas estatais, como é o caso do pessoal da Caixa, a Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar) ampliou seu escopo de representação e criou a diretoria de Saúde Suplementar.

A proposta surgiu no Seminário Nacional em Defesa dos Planos de Saúde de Autogestão das Estatais, realizado no ano passado em Brasília, e foi referendada no Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef).

A pasta já nasceu com o desafio de combater a resolução CGPAR 23, que pode levar os planos de saúde de autogestão à extinção devido à imposição do teto de contribuição das empresas estatais patrocinadoras a planos como o Saúde Caixa.

 “A Anapar foi criada com o objetivo de defender os participantes e inicialmente a gente tratava apenas da previdência, mas hoje temos a clareza de que não há nenhuma entidade em nível nacional como a Anapar que possa também defender o interesse dos trabalhadores pelas modificações que podem ser implementadas no setor de saúde das empresas públicas”, explica a diretora de Saúde Suplementar da Anapar, a bancária da Caixa, Francisca de Assis.

Encontro de assessorias jurídicas

A primeira agenda da Anapar em sua nova área de atuação ocorrerá nesta semana. Na próxima quinta-feira (22), acontecerá o Encontro de Assessorias Jurídicas das entidades representativas dos usuários de autogestões em saúde, evento do qual a Anapar participará.

Associação

Os usuários de planos de saúde que desejarem mais informações, orientações ou que queiram se associar à Anapar devem acessar o sitewww.anapar.com.br. A associação tem representações regionais com atuação em todas as Unidades Federais.

Compartilhe: