Durante o 24º Congresso Nacional da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar), que aconteceu em 25 e 26 de maio, em São Paulo, foi aprovada uma moção de repúdio à decisão do juiz que afastou o presidente da Previ, João Fukunaga. Outras entidades, como Fenae e Contraf-CUT, também publicaram notas de repúdio por considerarem a decisão de viés político, sem base e que desrespeita processos de elegibilidade do Banco do Brasil e da própria Previ, aprovados por órgão regulador.

João foi diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e coordenador nacional da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, assumiu a presidência da Previ depois de receber o atestado de capacitação técnica da Previc e a aprovação da sua indicação por parte do patrocinador (Banco do Brasil) e da própria Previ.

“A posse de João Fukunaga obedeceu aos critérios legais estabelecidos. Sua elegibilidade foi avaliada pelo órgão competente, e ele foi habilitado para assumir o cargo. A determinação pelo afastamento, portanto, coloca em risco o equilíbrio das instituições e desrespeita órgãos reguladores, necessários para manutenção do sistema, fragilizando os próprios participantes”, explicou o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros.

“Queremos a revogação da liminar, dada a fragilidade jurídica da decisão que se configura como mais um ataque à Previ e ao futuro previdenciário de seus participantes. Todo apoio a João Fukunaga”, reforçou o secretário de Direitos Previdenciários da Apcef/SP, Valter San Martin Ribeiro.

Congresso da Anapar – Um dos assuntos debatidos durante o Congresso da Anapar foi a escalada de perseguição do mercado financeiro – e, também, das entidades reguladoras do sistema nos últimos governos – aos representantes dos associados nas entidades de previdência complementar, que hoje administram recursos dos trabalhadores da ordem de R$ 1,3 trilhão.

Para os participantes do encontro, é muito claro que se trata de mais um ataque do mercado financeiro para afastar os representantes dos trabalhadores da gestão de um patrimônio que construíram com muito esforço e competência.

Os dirigentes das Apcef/SP Edvaldo Rodrigues, Kardec de Jesus Bezerra e Valter San Martin Ribeiro participaram do Congresso Nacional.

Compartilhe: