A Apcef/SP encaminhou, em 6 de fevereiro, ofício à Cilog/SP, cobrando esclarecimentos sobre graves irregularidades nos contratos de empresas terceirizadas que prestam serviços à Caixa.
A entidade recebeu denúncias, além de problemas constatados em visitas realizadas às unidades da Caixa, que apontam condições inadequadas de trabalho. Entre as situações identificadas estão a falta de materiais básicos de limpeza, ausência de coleta regular de lixo e banheiros interditados devido à inexistência de profissionais, cenário considerado incompatível com padrões mínimos de higiene, funcionamento e dignidade no ambiente de trabalho.
Além disso, a Apcef/SP recebeu relatos sobre demora na contratação de empregados para os serviços de limpeza, o que agrava ainda mais a precarização dos ambientes e impacta diretamente no dia a dia de trabalhadores e usuários das unidades do banco público.
Diante da gravidade dos fatos, a Apcef/SP exige esclarecimentos imediatos e a adoção urgente de providências para a regularização das pendências apontadas, com o objetivo de evitar o agravamento da situação e novos transtornos.