Mais uma vez, a Caixa está tentando transferir suas responsabilidades para os empregados. Agora, está pedindo que os trabalhadores preencham uma autodeclaração afirmando que não fazem parte do grupo de risco.

É clara a intenção de se isentar, caso haja problemas futuros. A diabetes, por exemplo, é considerada pelo Ministério da Saúde do grupo de risco, mas é uma doença silenciosa. Atinge 14,5 milhões de brasileiros, mas entre 40% e 50% deles não sabem que têm a doença, segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Este tipo de atitude da Caixa só reforça a importância das reivindicações das entidades que representam os empregados. O banco precisa cuidar da saúde de seus trabalhadores: disponibilizar todo tipo de material de proteção, não incentivar a aglomeração dentro das agências e nem a extrapolação excessiva de jornada, fazer rodízio do trabalho nas agências, cuidar da saúde mental, funcionar em horário alternativo para que os trabalhadores não enfrentem transporte lotado.

:: Caso queira orientação sobre a assinatura do documento, envie e-mail para sindical@apcefsp.org.br ou clique aqui.

Compartilhe: