“A gente já completou a troca do ‘senior management’, os 12 vice-presidentes foram avaliados e foram trocados, 95% dos diretores também e ontem… hoje de manhã, eu estava em Foz do Iguaçu para posse dos 84 superintendentes regionais e esse processo vai continuar para os superintendentes nacionais, gerentes nacionais, gerentes regionais. Só gerentes gerais de agências são 4.200. Então tem mais 5 mil pessoas dentro da Caixa que serão reavaliadas pelas próprias pessoas, algo muito importante, é que são só dois graus acima, então na verdade, os superintendentes regionais que irão liderar esse processo”.

A frase do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em palestra na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, em 15 de março, reforça matéria publicada dois dias antes pelo Valor Econômico, que atribui ao presidente a afirmação de que “a adoção de critérios técnicos para os cargos da Caixa Econômica Federal vai chegar até o nível de gerente das agências”.
Se os critérios não eram técnicos, como participação em Processos Seletivos Internos (PSIs) ou nomeações a partir de bancos de sucessores, pode-se inferir que se tratariam, então, de nomeações políticas.

Para apurar a fala, a APCEF/SP questionou diversos empregados que possuem função gratificada, em agências e departamentos. Nenhum dos trabalhadores ouvidos foi indicado por deputados, prefeitos ou vereadores.

Após as declarações do presidente, a chegada dos novos superintendentes causou muita apreensão aos empregados da rede. Nas reuniões para se apresentar às equipes, empregados presentes relataram à APCEF/SP que um dos superintendentes afirmou que todos os gerentes seriam trocados a partir de critérios definidos por ele, como, por exemplo, a presença no chamado “time de vendas” e teria deixado claro que, no processo, muitos empregados seriam simplesmente descomissionados.

O uso de adesivos na agência também seria um quesito apurado pelo superintendente.

Uns e outros – Enquanto isso, o critério adotado para realizar o provimento de cargo de vice-presidente, de acordo com a mesma reportagem do Valor Econômico seria o seguinte: “Egresso do banco de investimentos Brasil Plural, Guimarães assumiu o comando da Caixa no início do ano e vem promovendo trocas nos cargos mais estratégicos. Para as vice-presidências, estendeu um processo conduzido pela consultoria Russell Reynolds que havia sido aberto na gestão anterior. Com isso, emplacou nomes de sua confiança, como o de André Laloni, ex-UBS, na vice-presidência Financeira”.

Denuncie – Em caso de problemas com os novos superintendentes ou descomissionamentos arbitrários, entre em contato com a APCEF/SP pelo e-mail sindical@apcefsp.org.br ou pelo telefone (11) 3017-8315.

Compartilhe: