Você sabia que a Apcef/SP oferece oficinas gratuitas de xadrez para mulheres e que a professora é a primeira brasileira a disputar um dos maiores torneios globais de xadrez: a Copa do Mundo feminina, na Rússia?

À semelhança da personagem Elizabeth Harmon – nome do projeto de xadrez feminino da Apcef/SP – da série “O Gambito da Rainha”, da Netflix, a história de Júlia Alboredo no jogo começa com um mentor. Em vez do zelador do orfanato, essa figura é seu pai. O administrador e enxadrista amador Ricardo Alboredo, que foi quem introduziu a ela o movimento das peças.

Matriculou a filha no Colégio Albert Sabin, na zona oeste paulistana, onde começou a aperfeiçoar a técnica aos seis anos de idade. Aos nove, foi descoberta por um treinador, mas continuou colocando o xadrez na mesma caixinha de “hobbies” do futebol e do piano.

Só depois do ensino médio e de alguns torneios passou a ver a atividade como escolha de vida. Desde então, acumulou diversos campeonatos escolares, universitários, nacionais e mundiais, incluindo três Olimpíadas da modalidade.

“Os brasileiros acham que só pessoas velhas ou com certa inteligência podem jogar, mas é um esporte que é para todos. Não diferencia gênero, idade nem condições físicas”, contou a atleta, em entrevista à Uol.

Treinos na Apcef/SP – As oficinas para mulheres são gratuitas e acontecem de terça-feira, das 21 às 22 horas, e de sexta-feira, das 18 às 19 horas e das 19 às 20 horas. Podem participar associadas titulares ou dependentes.

:: Para se inscrever, entre em contato com o Departamento de Esportes pelo (11) 96334-1276 (WhatsApp) ou  esportes@apcefsp.org.br.

Compartilhe: