No 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), realizado em São Paulo nos dias 1 e 2 de agosto, foi aprovada uma moção de apoio a Pedro Eugenio Beneduzzi Leite, ex-presidente da Fenae.

Pedro Eugenio está sendo alvo de ação movida pelo atual presidente da Caixa, Pedro Guimarães, de indenização por danos morais. 

Em julho a Fenae divulgou uma nota em apoio ao empregado aposentado da Caixa:

“A ação que tramita na Justiça de Brasília, em caráter sigiloso, se utiliza da tática de criação do inimigo interno e da criminalização da política, configurando-se ainda como um atentado contra a liberdade de expressão traduzida na organização autônoma dos trabalhadores do banco.

Começa-se com a censura a um empregado, o lado mais frágil, para depois atacar a sociedade civil organizada e suas entidades representativas.

Na prática, a ação do presidente da Caixa contra Pedro Eugenio, um atuante defensor da Caixa como banco público, social e forte por mais de 30 anos, serve de biombo para pavimentar o caminho de enfraquecimento da instituição. Nossa posição, tal qual a de Pedro Eugenio, sempre foi límpida como água da fonte: a Caixa é do povo brasileiro e isso tem que ser respeitado.

Assim como Pedro Eugenio, todo o movimento nacional dos empregados precisa unir-se para defender o banco, resistindo aos retrocessos perpetrados por gestores de plantão.

A Fenae sempre estará ao lado dos trabalhadores na construção de uma empresa onde haja condições dignas de trabalho e onde sejam criadas as situações adequadas para que a Caixa cumpra a meta de ser o principal pilar das políticas públicas implantadas no país. A crítica pública é necessária sempre que um gestor, qualquer que seja, demonstrar descaso pelas diretrizes inerentes da Caixa.

Sempre nos posicionamos diante de várias ameaças à função republicana da Caixa e jamais nos silenciaremos diante de tentativas sistemáticas de desmoralizar a instituição e seus trabalhadores.”

Compartilhe: