Da Agência Fenae

A Funcef passará a contar com Ouvidoria para receber de participantes, aposentados e pensionistas reclamações e sugestões relativas a procedimentos, serviços prestados ou operações realizadas pela Fundação. A criação do órgão foi aprovada na reunião ordinária do Conselho Deliberativo, realizada nesta quinta-feira, dia 21 de outubro, em Brasília.
A ideia de instituir a Ouvidoria na Funcef vinha sendo debatida há alguns anos nas instâncias do movimento dos empregados e aposentados da Caixa, como o Simpósio Nacional dos Aposentados. Foi respaldada pelo Fórum de Dirigentes de Entidades com Representantes Eleitos na Funcef, onde se definiu a proposta final encaminhada ao Conselho Deliberativo, levando-se em conta também voto apresentado anteriormente pelo ex-conselheiro eleito Carlos Levino Vilanova.
O voto aprovado na reunião de ontem do conselho foi subscrito pelos três conselheiros deliberativos eleitos: Fabiana Matheus, José Miguel Correia e Olívio Gomes Vieira.
“Chegamos a um formato de Ouvidoria sintonizado com um dos objetivos estratégicos da Fundação, que é o de aumentar a satisfação dos associados pela melhoria do relacionamento. Trata-se de importante avanço em termos de governança, em benefício da boa gestão do nosso patrimônio”, enfatizou Fabiana Matheus.
No rol das justificativas para a instituição da Ouvidoria, o voto dos conselheiros eleitos ressalta que o órgão “não terá funções executivas ou de porta-voz dos participantes, papéis já exercidos por dirigentes eleitos, dirigentes indicados pela patrocinadora, membros de comitês e entidades representativas. Porém, subsidiará todos esses agentes na correção de procedimentos e apresentação de sugestões a partir de demandas de participantes, aposentados e pensionistas”.
As atribuições da Ouvidoria são claramente demarcadas nos seguintes termos: apresentar às áreas da Fundação o que lhe for demandado por participantes, aposentados e pensionistas, bem como acompanhar o tratamento de dado pelas diversas áreas ás reclamações e sugestões apresentadas; encaminhar aos participantes informações quanto ao tratamento dispensado às suas demandas; apresentar aos órgãos de administração sugestões de medidas para o aprimoramento do atendimento às demandas dos participantes, aposentados e pensionistas; e fornecer aos órgãos de administração informações qualitativas e quantitativas relativas às ocorrências registradas junto ao órgão.
A Ouvidoria é órgão vinculado ao Conselho Deliberativo e a aprovação do nome do Ouvidor se dará por, no mínimo, quatro dos seis conselheiros.
O ouvidor terá contrato de dois anos com a Fundef, com possibilidade de prorrogação por igual período. É condição para ocupação do cargo a inexistência de vinculo profissional com a Funcef ou com a Caixa.
A Diretoria de Administração da Funcef, sob responsabilidade da diretora eleita Renata Marotta, apresentará na próxima reunião do Conselho Deliberativo o cronograma da implantação da Ouvidoria.

Compartilhe: