Os bancários da Caixa Econômica Federal que deflagraram greve nacional por tempo indeterminado não terão desconto dos dias parados. O acordo proposto pela empresa prevê apenas a compensação de horas até o dia 15 de dezembro, sem que exceda a duas horas diárias, ficando ainda proibida a sua realização em finais de semana e feriados.

Comunicado expedido pela Depes/Suape informa que, partir do dia 2 de outubro, quando foi assinada a Convenção Coletiva de Trabalho 2012/2013 entre a Contraf/CUT e a Fenaban, foi iniciada a compensação dos dias não-trabalhados. O documento esclarece que a compensação dos dias não-trabalhados é compromisso firmado entre as partes na mesa da negociação, cabendo aos gestores o planejamento dessas reposições junto às equipes.

Os dias não trabalhados entre 18 e 27 de setembro de 2012, por motivo de paralisação, não serão descontados e sim compensados com a prestação de jornada suplementar de trabalho no período compreendido entre a data da assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho até 15 de dezembro deste ano.

A circular da Caixa diz ainda que as ausências ao trabalho decorrentes do período de greve, ocorridas entre 18 e 27 de setembro, migradas para o banco de horas de greve do Sipon (aplicativo BHGR,C – opção 4.52 da Rede Caixa) estarão disponíveis para compensação. E mais: as horas compensadas deverão ser homologadas com a opção “B” no aplicativo PEHO,U do Sipon.

Para realizar a compensação, de acordo com o banco, o empregado com registro de ponto opcional deverá registrar integralmente a jornada normal e as horas compensadas. Por outro lado, as horas compensadas por empregado isento do registro do ponto devem ser lançadas pelo gestor chefe da unidade, no aplicativo BHOC,U do Sipon.

Fica esclarecido ainda que a compensação ocorrerá, considerando a menor “data-limite para compensação”, entre o banco de horas do Sipon (aplicativo BHOR,C) e o banco de horas de greve do Sipon (aplicativo BHGR,C).

É dito também que, nos dias em que houve trabalho parcial, pelo empregado, durante o período de 18 a 27 de setembro de 2012, a homologação deverá ser feita para compensação – opção “C”. Para isso, segundo a empresa, a RH 034 encontra-se atualizada.

O documento da Caixa informa, por fim, que em breve serão divulgadas informações com relação às ausências ocorridas no dia 28 de dezembro de 2012. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito com o setor de atendimento, por meio dos seguintes canais: on-line – via chat: http://ceationline.caixa; intranet – via ferramenta Siate: http://siate.caixa; ou telefone – pelo número 0800 721 2222.

Fonte: Fenae Net
Compartilhe: