O curso “Democracia e Sistema Eleitoral” foi lançado nesta terça-feira (18), na Rede do Conhecimento, plataforma de educação da Fenae e das Apcefs. Entre os temas, os conceitos básicos da ciência política, os Três Poderes, partidos políticos, financiamento eleitoral, eleições e atores da sociedade civil. São 15 vídeos, num total de 151 minutos.

Acesse a Rede do Conhecimento.

Associe-se a uma das 27 Apcefs e tenha acesso total à plataforma de cursos.

As aulas têm como objetivo analisar a democracia brasileira desde sua evolução histórica, passando pela Primeira e Segunda República até chegar ao atual regime presidencialista. Os caminhos e descaminhos da inclusão do povo e da extensão do voto fornecem a matéria prima para pensar a relação entre o eleitor e o sistema político, enquanto as mudanças no arranjo institucional do sistema político decisório, a relação entre os Poderes.

“Na atual conjuntura que vivemos, é fundamental que os brasileiros conheçam a história da nossa democracia para valoriza-la. Esse é mais um curso que disponibilizamos com esse objetivo de levar ainda mais conhecimento para os empregados da Caixa, da ativa e aposentados. Não é à toa o sucesso da plataforma”, diz o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Professor

O curso “Democracia e Sistema Eleitoral” é apresentado pelo professor Alexandre Sampaio Ferraz, que atua como técnico do Dieese na CUT e professor voluntário do Departamento de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB). Ele é formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica, com mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP).

Rede do Conhecimento

A Rede do Conhecimento foi lançada pela Fenae e as Apcefs no dia 25 de outubro de 2016. Todos os empregados da Caixa podem se matricular e iniciar os cursos, mas a conclusão é restrita aos que são associados a uma das 27 Apcefs do país.

Compartilhe: