Circulam rumores, entre os empregados, de que a Caixa deve passar por uma grande reestruturação nos próximos dias. Diz-se que superintendências seriam extintas, e apenas cinco seriam mantidas em todo o país. O MN RH 115 foi alterado, colocando em extinção alguns dos cargos de gerência da Rede de Varejo. Para reforçar as preocupações, os superintendentes de Rede foram convocados para uma reunião, em Brasília, na próxima segunda-feira (29), véspera de feriado no Distrito Federal e fora do prazo normativo para emissão de passagens e reservas de hotéis.

“É importante lembrar que, há pouco tempo, a Rede passou por grandes mudanças. Houve o fechamento de superintendências, criação das SEVs, transformação das SUREs em SUVs – e pouco tempo depois sua extinção. Os empregados não tiveram sequer um ciclo completo com a atual estrutura, o que prejudica qualquer avaliação do modelo. A direção precisa ter clareza na comunicação com os empregados. Os processos anteriores, que foram extremamente conturbados, mostram que a comunicação tem sido muito falha. Qualquer pessoa que ouça os relatos do dia a dia da empresa, e mais estes rumores de mudanças, chega à conclusão que mudar novamente, neste momento, é sinal de improviso, amadorismo e despreparo daqueles que deveriam ser responsáveis pela alta administração”, criticou o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros. “Vamos cobrar que os dirigentes da Caixa respondam de forma clara aos empregados e, caso de fato haja mudanças em andamento, que suspendam estes processos, respeitem os empregados e o acordo que assinaram e realizem debate sobre o assunto. Em 2020, o processo de reestruturação foi suspenso por liminar em ação provocada pelas entidades, e a nossa luta possibilitou que os empregados não tivessem maiores prejuízos no processo”, relembrou Leonardo.

A direção da Caixa precisa ser transparente em sua gestão e cumprir o Acordo Coletivo. No parágrafo 2º, cláusula 47, está previsto que devem ocorrer, em mesa de negociação, discussão sobre os impactos que as reorganizações e reestruturações promovidas pela empresa na vida funcional dos empresa.

A Apcef/SP enviou ofício nesta sexta-feira (26) cobrando que o presidente Pedro Guimarães se manifeste quanto às informações de mudanças, suspenda eventuais alterações que estejam em andamento e que realize uma mesa específica para tratar do tema.

Compartilhe: