A pauta de reivindicações da categoria bancária – aprovada no domingo 10, na 20ª Conferência Nacional dos Bancários – já está com os bancos. O documento foi entregue pelo Comando Nacional dos Bancários – que representa a categoria na mesa de negociação – à Fenaban (federação dos bancos), o sindicato patronal, por volta do meio-dia desta quarta-feira 13. Bancários e banqueiros já acertaram a data da primeira rodada de negociação: será dia 28, pela manhã.

A reunião foi precedida pelo lançamento, nas ruas, da Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2018, com um ato lúdico a poucos metros da sede da Fenaban, no Largo da Batata, em Pinheiros.

Este ano, a Campanha tem como mote: Todos por direitos! Será a primeira a ser realizada após a vigência da lei trabalhista de Temer e seus aliados no Congresso Nacional. 

Outra preocupação é garantir o princípio da ultratividade, que foi extinto pela nova lei. A ultratividade determinava que um acordo continuasse valendo até a assinatura do próximo. A CCT dos bancários tem validade até 31 de agosto, um dia antes da data base da categoria.

Veja página especial sobre o fim da ultratividade 

O Comando Nacional dos Bancários também entregou as pautas de reivindicações específicas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, às respectivas diretorias dos bancos.

A defesa dos bancos públicos, que estão sendo desmontados e preparados para a privatização pelo governo Temer, é outra prioridade da Campanha 2018.

 

Fonte: SEEB/SP

Compartilhe: