Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP). Realize Caixa. Dispensa Motivada de Função Gratificada. Incorporação de Função.

Como em uma colcha de retalhos, a direção da Caixa faz um emaranhado de normas para cercar os empregados, retirar direitos e deixar o que já era ruim, ainda pior.

A nova versão do RH 184 (exercício de função gratificada/cargo em comissão), 041, publicada na segunda-feira, 25, que acrescenta o item 3.15.3.3 prevendo que : “no caso de apontamento por apresentação de baixo desempenho na Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP) é observada a divulgação do desempenho consolidado, tanto para o primeiro quanto para o segundo apontamento, considerando o prazo máximo de 730 dias”, traduz bem essa política de gestão.

Isso significa que a direção da Caixa utiliza mais uma ferramenta, a GDP, que é bastante contestada, para fazer pressão nos empregados com função gratificada, assediar, exigir metas abusivas e retirar direitos.

A GDP nada mais é que uma ferramenta que monitora as ações do empregado no ambiente de trabalho, faz avaliação individual com critérios subjetivos do gestor em eixos denominados Estilo e Resultado, alimentando a precarização das relações de trabalho e implementando a meritocracia, que distancia o empregado do coletivo e o faz acreditar que metas abusivas são apenas práticas de mercado.

Inclusive, há denúncias, de que gestores estão aproveitando a situação para assediar seus subordinados hierarquicamente, também com função gratificada.

A APCEF/SP tem ação judicial, que está aguardando julgamento, com o objeto visando o restabelecimento do RH 184, versão 032, que prevê a retirada de função só por meio de processo administrativo, com apuração de responsabilidade e manutenção do RH 151 (incorporação de função).

“Nossa ação baseia-se na Constituição Federal e pelo direito adquirido de ser usado os normativos mais favoráveis aos empregados admitidos até 2016”, diz o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra.

O fim da GDP faz parte da pauta específica de reivindicações dos empregados da Caixa, que será negociada com a direção do banco na Campanha Nacional 2018. O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região cobrou audiência com o presidente da Caixa, Nelson de Souza, para debater a questão. 

Compartilhe: