A Comissão Bipartite de Igualdade de Oportunidades se reuniu, na terça-feira, 19, com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em São Paulo, e abriu a possibilidade da criação de programa pela diversidade nos bancos.

Os bancos apresentaram as práticas de diversidades realizadas e os membros da Comissão reivindicaram a construção de programa comum de diversidade.

“Queremos construir ações efetivas e concretas, que sejam transparentes para a categoria e para os bancos, e que as empresas cumpram o mínimo exigido pela lei, para que as pessoas possam entrar no mercado de trabalho”, cobrou Mauro Salles, Secretário de Políticas Sociais da Contraf-CUT.

Para a próxima reunião a Comissão apresentará uma proposta para o programa e a Fenaban, os números atualizados de Pessoas com Deficiência (PCDs) no sistema financeiro.

O Comando Nacional informou que a Contraf-CUT lançará, no início de outubro, uma campanha nacional contra a discriminação nos bancos. Além da discriminação contra LGBTs, a campanha alertará sobre a discriminação contra mulheres, negros e pessoas com deficiência.

O secretário de Combate ao Racismo da Contraf-CUT, Almir Aguiar, cobrou quanto às questões raciais: “Queremos respostas objetivas da Febraban, que ajudem a diminuir a desigualdade entre negros e brancos nos bancos. Precisamos saber o que tem disso feito para reverter as diferenças na contratação e ascensão profissional no sistema financeiro”, afirmou Almir.

Antes de encerrar, os bancários pediram uma mudança na data da próxima reunião, que inicialmente estava marcada para 21 de novembro.

Fonte: com informações da Contraf-Cut

Compartilhe: