Na quinta-feira (19), o Comando Nacional dos Bancários se reúne com a Fenaban para a terceira mesa de negociação, o tema a ser tratado é Saúde e Condições de Trabalho.

As reivindicações dos bancários são por melhorias nas estruturas físicas do ambiente de trabalho, contratação de mais empregados para agências e departamentos, fim do assédio moral e das cobranças de metas abusivas, entre outros fatores nocivos à saúde.

Pesquisa da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de 2010, já apontava que os bancários estão entre os profissionais que mais adoecem por aspectos relativos ao trabalho, a partir da análise das condições das instalações físicas, o ambiente físico e psicológico de trabalho. Estas informações foram ratificadas em pesquisa elaborada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, em 2017.

Negociação específica com a Caixa – No dia seguinte, sexta-feira, 20, acontece a segunda rodada de negociação específica da Caixa. A Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) se reúne com representantes da empresa. Os temas da pauta são Saúde e Condições de Trabalho, Caixa 100% Pública e Nenhum Direito a Menos.

Este ano, no mês de março, o Grupo de Trabalho de Saúde do Trabalhador da Caixa alertou para o crescimento do número de suicídios e para os casos de depressão, síndrome do pânico e outros graves problemas que atingem a categoria bancária, em especial os da Caixa.

“O tema Saúde é de suma importância para os empregados da Caixa. Os bancos precisam rever, com urgência, a política de gestão de pessoas, pois todos estes abusos impactam diretamente na saúde dos profissionais”, diz o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra.

Próximas rodadas de negociação

Fenabam

 Dia 19    Saúde e Condições de Trabalho
 Dia 25   Emprego
 Dia 1º de agosto  Cláusulas Econômicas

 

Caixa

 Dia 20  Saúde e Condições de Trabalho, Caixa 100% Pública e Nenhum Direito a Menos
 Dia 26  Saúde Caixa e Funcef
Compartilhe: