A representante dos empregados da Caixa no Conselho de Administração e coordenadora do comitê nacional em defesa das empresas públicas, Rita Serrano, vai ministrar nesta terça, 1º de junho, aula cujo tema será “Caixa e Banco do Brasil: o papel dos bancos estatais para uma economia popular”. A atividade, às 19h, integra o Minicurso On-line sobre o Sistema Financeiro Nacional organizado pelos coletivos Contraponto, da Faculdade de Direito da USP, e O Arroz Feijão e Economia.

O minicurso é semanal e gratuito, com duração de cinco semanas. “Tive a honra de ser convidada para esta aula e vou abordar questões como qual o interesse público na existência de bancos estatais, por que razão estão na mira do ministro Paulo Guedes e que diferença faz, para os trabalhadores, manter suas poupanças em um banco privado ou estatal”, afirma Rita. Ela destaca que parte das respostas a essas perguntas está atrelada à capacidade das estatais para reagir na contramão da conjuntura econômica, “impedindo que desequilíbrios no mercado bancário se transformem em grandes bolas de neve”.

“Se por um lado essa insubordinação dos bancos estatais, relativa às tendências de mercado, é útil e necessária para a estabilidade do sistema como um todo, por outro essa peculiaridade também contraria interesses particulares específicos, como os dos bancos privados”, adianta. A origem do minicurso, esclarecem os organizadores, data do último mês de fevereiro, quando a Câmara dos Deputados votou pela “independência” do Banco Central do Brasil. As aulas são abertas a todos os públicos e têm como objetivo “oferecer um contraponto à ideologia neoliberal predominante no trato acadêmico e midiático deste assunto”.

Os interessados em participar das aulas, que se estendem pelo mês de junho, devem se inscrever nesse formulário: https://forms.gle/LqdCcQ8bPjdw8qQF8. Serão emitidos certificados de participação para os que acompanharem integralmente o curso.

Compartilhe: