Como já foi publicado em diversos meios de comunicação, a Caixa planeja criar um banco digital a partir das contas criadas para o recebimento do Auxílio Emergencial e logo em seguida vender este banco.

O governo federal e a direção da Caixa querem seguir o movimento mundial de crescimento dos bancos digitais. Segundo artigo do professor Fernando Nogueira da Costa, avanço dos bancos digitais se acelerou na pandemia.

Fernando aponta, com informações do jornal Valor Econômico, lembra que os planos do IPO do banco digital da Caixa foram mencionados pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em conferência sobre as oportunidades de negócios na relação Brasil-Estados Unidos promovida pelo Milken Institute.

“Quanto vale um banco com 64 milhões de clientes?”, questionou Guedes na ocasião, referindo-se ao público do auxílio emergencial. A conta chega a 100 milhões se forem incluídas pessoas que recebem benefício emergencial para o emprego, FGTS e outros programas. A possibilidade de realizar o IPO havia sido levantada em julho pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em entrevista ao Valor.

Fernando aponta ainda que o banco estatal já está aproveitando essa nova clientela para vender produtos da área de seguros. Também está sendo preparada uma oferta de microcrédito para cerca de 10 milhões desses clientes que deixarão de receber o auxílio emergencial em janeiro. E esse financiamento poderá ser acessado por meio do aplicativo Caixa Tem.

O Brasil é a quarto maior mercado digital do mundo, segundo Guedes. “Não pode se dar ao luxo de perder essa oportunidade para ingressar na economia digital.”

:: Para ler o artigo completo, clique aqui.

Compartilhe: