A prova de vida para os participantes aposentados nascidos em agosto começou no dia 1º e deve ser realizada até o final do mês. É preciso estar atento – o pagamento do benefício pode ser suspenso, caso o participante não realize o procedimento.

A prova de vida deve ser feita pelo aplicativo da Fundação, disponível gratuitamente no Google Play (Android) ou App Store (Apple). Observe se o seu e-mail está atualizado, pois este é o principal meio de comunicação para a prova de vida. Ela é obrigatória a todos os aposentados e pensionistas, inclusive para quem recebe pelo convênio com INSS/Caixa/Funcef.

Se você é pensionista, não esqueça de considerar a data de aniversário do titular do plano. O ícone da prova de vida está disponível somente para os convocados no mês.
 
Como realizar a prova de vida (passo a passo):

Quem deve fazer?
Todas as pessoas aposentadas e pensionistas que recebem benefício da Funcef.

Quando fazer?
No mês de aniversário do/da titular do plano.

Onde fazer?
Exclusivamente no aplicativo da Funcef, pelo seu celular. Para instalar o aplicativo gratuitamente em seu celular, vá à Google Play ou App Store (Apple) e baixe o aplicativo.

As pessoas que não tiverem acesso a um celular para a prova de vida deverão entrar em contato com a Central de Relacionamento pelo 0800 706 9000, das 8h às 18h, em dias úteis, ou Fale Conosco, no site da FUNCEF.

Como fazer?

Após acessar o aplicativo da FUNCEF pelo seu celular, é necessário fazer login em “Autoatendimento”, informando seu CPF e senha, a mesma usada para acessar o site. Caso seja seu primeiro acesso, é necessário criar uma senha em “Primeiro Acesso”. O ícone da prova de vida é apresentado na primeira página, a partir do 1º dia do mês de aniversário do/da titular do plano.

Um vídeo, com o passo a passo, está disponível no aplicativo e também pode ser acessado aqui.

Clique em prova de vida, iniciar e siga os passos. Primeiro é preciso fazer uma foto sua nítida, acionando a câmera através do aplicativo. Para isso, procure estar em um local de boa luminosidade. A foto não pode estar embaçada ou tremida, você não pode estar com o cabelo cobrindo o rosto, nem óculos, máscara, chapéu ou boné. O próximo passo é fazer uma foto da frente e do verso do seu documento de identificação (RG ou CNH) válido. 

Use o documento mais recente, no qual a foto é mais parecida com a sua foto atual. Se seu documento é mais antigo pode haver problemas de reconhecimento. O sistema só aceita esses dois tipos de documentos. Se for usar a carteira de motorista, ela deve estar fora do plástico. Depois disso é só finalizar o processo.

A Apcef/RS também fez um passo a passo completo para quem tem dúvidas. Confira algumas perguntas:

Recebo o benefício do INSS pela FUNCEF, tenho que fazer a prova de vida da FUNCEF e a do INSS também?
Neste caso, no ano de 2021, só é preciso fazer a prova de vida junto à FUNCEF, que informará ao INSS.

Não faço parte do Convênio com o INSS, tenho que fazer a prova de vida da FUNCEF e do INSS, certo?
Sim, neste caso é preciso fazer as duas provas de vida, uma junto à FUNCEF e outra no INSS, conforme instruções do 
tópico “Prova de vida – INSS” deste informativo.

E se eu não fizer a prova de vida?
O benefício poderá ser suspenso até a regularização. A reativação do benefício acontecerá assim que o/a aposentado/a ou pensionista realizar a prova de vida, respeitados os prazos regulamentares da FUNCEF para o crédito dos valores dos benefícios em conta bancária.

Mais informações

Se as dúvidas persistirem, entre em contato com a Funcef pelo chat do aplicativo, das 9h às 16h, pelo Fale Conosco ou pelo telefone 0800 706 9000 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados).

Compartilhe: