Ela entrou na mata, respirou fundo, sentiu o cheiro do orvalho e o ar puro entrando em seus pulmões. Uma experiência indescritível de prazer e conquista que jamais imaginava sentir após seis anos em cadeira de rodas…

Estas foram as emoções proporcionadas pela APCEF/SP em excursão para Ubatuba, com visita à Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), entre 27 e 30 de julho, descritas pela aposentada da Caixa Gerda Luiza Hengstmann.

A associada conta que foi a primeira vez que fez uma trilha pela mata. Isto aconteceu durante visita à Aldeia Boa Vista, comunidade indígena localizada em Ubatuba.

A viagem proporcionou ainda outras emoções para a associada, que estreou em grande estilo em excursão com a APCEF/SP.

“O passeio de barco pela baía de Paraty, que passou por diversas ilhas, foi lindo e o arraiá na Colônia foi muito divertido”, contou. “Nunca tinha participado de uma festa julina tão animada. A excursão foi excelente, o atendimento da Associação fez a diferença!”, contou Gerda.

Aposentou-se em 2011, mesmo ano em que perdeu os movimentos em virtude de poliomielite contraída na infância. Trabalhou na agência Bela Vista e, por fim, em Peruíbe, cidade onde mora. “Agora posso passear, ler e fazer muitas atividades, que antes não tinha tempo. Faço trabalhos voluntários e integro a Associação de Apoio a Pessoas com Deficiência de Peruíbe”, contou.

Ela disse que pretende participar de outros passeios organizados pela Associação e ir mais vezes às Colônias, que oferecem quartos adaptados e atendimento exclusivo.  Gerda já conhece os espaços em Suarão, Ubatuba e Campos do Jordão. “Quero continuar aproveitando as vantagens em ser associada à APCEF/SP cada vez mais”, finalizou.

⇒ No dia 21 de setembro é lembrada a luta das pessoas com deficiências que buscam direitos, inclusão, respeito e oportunidades. O Dia Nacional foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

Compartilhe: