Resultado da parceria da Fenae com a Apcef/MA e a ONG Moradia e Cidadania, o projeto, Sustentabilidade e aprendizagem rural, vai além do preparo do terreno, plantio, irrigação, manutenção e colheita, pois transforma a vida de muitas famílias com o objetivo principal de acabar com a fome, a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares e promover dignidade à comunidade Matinha-Maracanã do município de São Luiz, no Maranhão.

O projeto, que contempla a implantação de uma horta comunitária, envolve a produção de alimentos sem agrotóxicos, conscientização e capacitação das comunidades mais vulneráveis, segundo os princípios da economia solidária e agricultura familiar, com ações efetivas e eficazes que amenizará a fome das pessoas e comunidades atendidas. Seu funcionamento implica na construção e viabilização de política pública de segurança alimentar e nutricional que contemple as necessidades básicas das áreas periféricas e vulneráveis das cidades brasileiras. 

“A horta comunitária visa não só o engajamento social, mas o envolvimento humano de toda a comunidade. Além de estimular que as mulheres e suas famílias tenham o contato com a terra e a produção de alimentos orgânicos, e que se transformem em agentes multiplicadores de sustentabilidade, o projeto é uma semente de esperança para a construção de um amanhã melhor”, ressaltou Giselle Maria de Menezes, presidenta da Apcef/MA. 

Abrangendo a Zona Rural de São Luiz, o projeto oferece a 10 mulheres provedoras de famílias capacitação e condições para aumento produtividade, com o objetivo de gerar emprego e renda, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e direito à cidadania com recursos próprios, segundo princípios da economia solidária, práticas da agricultura familiar agroecológica, acerca da produção autogestionárias de hortas comunitárias.

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, não só desenvolve a autoestima do indivíduo como promove a sua dignidade”, destaca Giselle e acrescenta que o projeto assegura a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, pois promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Para viabilizar assessoria técnica e capacitação dos agentes envolvidos nas ações, o projeto, Sustentabilidade e aprendizagem rural, iniciado no dia 16 de agosto de 2021, compreende a articulação e mobilização de importantes parcerias, tais como: empresas da região, órgãos públicos municipal e estadual, instituições de ensino estadual e federal (IFMA e UFMA), Sebrae, Embrapa e Secretarias do município e estado. 

As 10 mulheres provedoras de famílias entre 17 e 60 anos de idade, beneficiadas pelo projeto, atuam de forma efetiva na autogestão das hortas comunitárias e são engajadas, de forma participativa, na construção, execução e administração dos projetos e acompanhadas frequentemente por parceiros e técnicos.     

Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, a parceria da Fenae, Apcefs e a ONG Moradia e Cidadania é fundamental para ampliar as oportunidades das famílias mais vulneráveis. “A Fenae e as Apcefs têm em seus DNAs a luta pela cidadania. Os projetos de desenvolvimento sustentável são uma parte disso e os empregados da Caixa têm apoiado exercendo sua cidadania”.

Local – A horta comunitária está localizada na Sede da Associação Recreativa e Beneficente do bairro Matinha Maracanã – área de cultivo de produção da comunidade com área plana de 100m2.

“O envolvimento da Associação Recreativa e Beneficente do bairro Matinha-Maracanã e da comunidade em todas as etapas é fundamental para o resultado positivo do projeto. Sem dúvida, as hortas comunitárias trazem inúmeros resultados e impactos, sobretudo para regiões mais vulneráveis, pois permite a produção de alimentos saudáveis, melhora na saúde, segurança alimentar e nutricional, geração de renda e formação de cidadãos conscientes e mais participativos”, conclui Giselle.  

 

 

Compartilhe: