O Programa Movimento Solidário, que compõe as ações do eixo de desenvolvimento sustentável do Instituto FENAE Transforma, vem dando continuidade às articulações necessárias para a construção da minifábrica de beneficiamento do peixe produzido no município por meio de projetos do programa.  A prefeitura de Belágua doará um terreno para as instalações.

O anúncio foi feito pelo prefeito, Helon Costa, na última quinta-feira (25), em reunião com representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) e da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp). Costa reafirmou o apoio da prefeitura. “Apoiaremos o projeto com a doação de terreno e terraplanagem. Também cederemos um médico veterinário, que é uma das exigências dos órgãos regulamentadores”, pontuou.

Na ocasião, Jair Pedro Ferreira, presidente do Instituto Fenae Transforma e diretor de Formação da Fenae, comentou sobre as visitas que fez ao município: “quando chegamos lá vemos nas feições das pessoas um ar de esperança, um ânimo de construir uma vida nova. É em função disso que queremos continuar trabalhando”.

A doação do terreno passará ainda por votação na Câmara dos Vereadores, que deverá ocorrer antes do recesso da Casa. O terreno que fica localizado no bairro Santa Clara, na sede do município.

Atualmente Belágua possui 21 tanques de peixe instalados graças às ações do Programa Movimento Solidário. Agora, o desafio é escoar a produção e, para isso, algumas alternativas já vêm sendo estudadas pela Prefeitura de Belágua e pelo Governo do Maranhão para absorver essa produção. No entanto, em qualquer cenário, é preciso providenciar o beneficiamento do peixe e é com o objetivo de atender essa demanda que o projeto da mini fábrica vem sendo estruturado.

Nesta segunda-feira (6) será realizada uma reunião entre os consultores do Movimento Solidário Fátima Carvalho e Domingos Barros e técnicos da Aged e Agerp. Após o encontro será preparada uma vistoria no terreno por parte dos órgãos governamentais para verificar se a área atende a todos os pré-requisitos.

Participaram também do encontro online Regiane Maciel e Werly Soeiro, assessores especiais da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), Ana Clara Chaves, tecnóloga em recursos pesqueiros da AGERP, Viramy Almeida – médica veterinária da Aged, Ana Cláudia Macedo, médica veterinária da AGED, José William Mota Diniz, engenheiro agrônomo e assessor do gabinete da prefeitura de Belágua, Denise Alencar, coordenadora do Programa Movimento Solidário, e os consultores locais do programa, Fátima Carvalho e Domingos Barros.

O Programa Movimento Solidário está em campanha e você pode ajudar!

O Programa que impacta a vida de milhares de pessoas precisa do seu gesto solidário para concluir seus objetivos em Belágua (MA) e alcançar novas localidades.

Para participar da Campanha Ponto a Ponto é muito simples: basta realizar uma doação via transferência na modalidade PIX utilizando a chave de email instituto@fenaetransforma.org.br ou o CNPJ 09.225.342.0001/84 ou doando pontos do Mundo Caixa acessando o site www.fenae.org.br/movimentosolidario. A partir da doação de 50 pontos você já contribui na continuidade e expansão de projetos que fortalecem o desenvolvimento de economias locais ambientalmente sustentáveis!

 

Fonte: Instituto Fenae

Texto: Stephany Pinho

Compartilhe: