No Dia Internacional do Professor, o Programa Movimento Solidário, iniciativa da Fenae para promoção da segurança alimentar e inclusão produtiva, pode celebrar grandes conquistas na área da educação nos dois municípios nos quais já realizou intervenções.

Em Caraúbas do Piauí, onde realizou intervenções entre 2006 e 2015, o programa transformou a realidade de Caraúbas (PI), que possuía o 18º pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, com graves carências em áreas como educação, saneamento básico e saúde. Entre outras conquistas, foi possível implantar a Associação de Produtores de Artigos de Vestuário, a Associação de Produtores de Leite e a horta comunitária, que hoje são exemplos de desenvolvimento econômico e de geração de renda. Na educação, o Movimento Solidário contribuiu com o abastecimento do acervo de 4 bibliotecas e montagem de um telecentro 

Segundo Adrião Portella, secretário de educação em Caraúbas, professor e grande incentivador do projeto Estante Mágica no município, “o programa Movimento Solidário foi um marco na história do município de Caraúbas. Várias atividades foram realizadas e trazem resultados até hoje. A semente plantada pela Fenae continua aqui até hoje. Um exemplo foi a parceria com o governo do estado, intermediada pelo Movimento Solidário, por meio da qual o município realizou a doação do terreno para construção da primeira unidade de ensino médio na cidade, o colégio Amaro Alves Portela. Construímos uma biblioteca municipal que recebeu a doação de vários e vários exemplares por parte da Fenae. Outros espaços de leitura foram criados para comunidades rurais, e um laboratório de informática também foi montado. A Fenae tem uma grande importância para o nosso município, não só na área da educação, mas também em outros setores, ela se fez presente. Um exemplo é que, graças à Fenae, somos a segunda maior bacia leiteira do nosso estado. E hoje continuamos a receber parceiros para potencializar nossas ações educacionais através da Fenae, como é o caso do projeto Estante Mágica, onde alunos das nossas escolas públicas estão sendo incentivados a escrever.”

                  Alice Sandiele da Silva Belagua _1_ _1_.jpg

No campo da educação, conforme recomendado pelo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4, as transformações oriundas da atuação do Movimento Solidário também mostraram-se expressivas e fundamentais para a melhoria da qualidade de ensino em Belágua, município do Maranhão. Diversas foram as ações realizadas, como em 2015 com a doação de 600 kits escolares para estudantes da rede municipal de ensino, a criação, em 2018, de um telecentro que beneficiou diretamente 436 crianças e jovens, que tiveram suas aulas e cursos de capacitação acompanhados pelos parceiros do grupo Geração Santa. Ainda no mesmo ano, com apoio da ONG Renovatio e do governo do estado, o Programa fez a compra de 484 óculos de grau para doação. 

No ano seguinte, em 2019, o Programa fez a doação de 15 computadores para a rede de ensino municipal. As máquinas contaram com manutenção e conserto por meio de parceria estabelecida com a ONG Programando o Futuro. 

Ana Cleia Silva Carvalho, professora de multisseriado na comunidade de Preazinho, zona rural de Belágua, comenta sobre as melhorias resultantes das intervenções do Movimento Solidário e destaca a importância das ações em outras áreas que tiveram impacto positivo qualidade de vida dos alunos, gerando maior engajamento das crianças no processo de ensino. 

“Sou professora de crianças do 5º ao 1º ano. Trabalhar como professora de multisseriado é muito difícil, enfrentamos diversos desafios, entre eles está trabalhar em sala com diversas séries e crianças de diferentes idades, onde precisamos buscar atender as necessidades de cada um. O Movimento Solidário trouxe muitos benefícios para a educação em nossa comunidade de Preazinho. A educação melhorou muito com a chegada dos projetos. As crianças vão para a escola com mais vontade de aprender, elas têm mais disposição para brincar e estudar. Aqui em Preazinho tudo melhorou. Nós fomos beneficiados com 4 projetos maravilhosos: a piscicultura, a melipolinicultura, a horticultura, e o poço artesiano. Esses projetos mudaram as nossas vidas. Hoje temos água potável, saudável e de qualidade! Somos gratos ao Movimento por proporcionar a construção de um futuro melhor à todas as nossas crianças”. 

Em um momento que a educação tem sido deixada de lado pelo atual governo, o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, destaca a importância do Movimento Solidário para as famílias de Belágua. “Em um momento em que assistimos a cortes nos programas sociais, temos um compromisso com essas famílias. É muito emocionante levar oportunidades para as crianças, ver as pessoas melhorando de vida e de saber que isso é resultado da solidariedade de milhares de empregados da Caixa que contribuem nas nossas campanhas”. 

                  107845331_10219704853485145_8273073470423404343_n _2_.jpg

Participe da Campanha Ponto a Ponto

Não deixe de participar da campanha Ponto a Ponto. Através do site do programa ou por meio da plataforma Mundo Caixa, você pode doar aqueles pontos que estão prestes a expirar ou que não somam quantia suficiente para resgatar produtos. Resgate os sonhos das crianças de Belágua com o jeito Fenae de transformar o mundo! 

Acesse www.fenae.org.br/movimentosolidario, realize a sua doação e fique por dentro das ações do Programa Movimento Solidário pela melhoria da qualidade na educação.

Compartilhe: