Em um terreno de pouco mais de 300 metros quadrados no bairro do Girassol, em Ribeirão das Neves, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, começa a tomar forma uma esperança de futuro para cerca de 15 mulheres e suas famílias, uma horta comunitária. Esse será o cerne do projeto Mulheres do Girassol e sua implantação está sendo possível graças à parceria da Fenae e a ONG Moradia e Cidadania, a partir da proposta da Apcef Minas Gerais.

Segundo explicou Paulo Roberto Damasceno, presidente da Apcef mineira, o bairro do Girassol sofre as mazelas das periferias das grandes cidades, falta de emprego e renda, violência doméstica, em especial neste momento difícil de pandemia e economia com inflação. “Por isso, é importante esse viés social que a Fenae possibilita que a gente realize, porque a atuação das Apcefs deve levar em conta que nenhum homem é uma ilha, todos temos condições de melhorar o mundo ao nosso redor”, afirmou.

Flávia Carvalho, que gerencia o projeto pela ONG Moradia e Cidadania, explica que no início, antes do preparo do terreno propriamente dito, foi preciso enfrentar a realidade de isolamento vivida pelas mulheres, que não tinham a experiência de trabalhar de forma coletiva. “Nossa ideia é fortalecer o coletivo de mulheres, não ficar apenas no assistencialismo, mas fazer um projeto com consistência, que depois possa ser ampliado e acolher mais pessoas”, afirmou.

Ela ressalta que agora as mulheres e suas famílias estão acreditando muito no projeto. No início decidiram plantar hortaliças como alface, couve, cheiro verde, para comercializar mais rapidamente e gerar renda e expandir futuramente para a produção de legumes e verduras. Já foi feita a análise do solo por um agrônomo e elas começaram a preparar o local (foto).

A parceria Fenae e ONG Moradia e Cidadania
Com o objetivo de promover ações de desenvolvimento sustentável em comunidades carentes nas proximidades das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs), a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) firmou uma parceria com a ONG Moradia e Cidadania dos Empregados da Caixa.

No total 12 projetos foram selecionados em todo o país para receberem recursos da Fenae, por meio do Instituto Fenae Transforma. Foram quatro na área de educação e oito de hortas comunitárias nos estados do Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.  
A atuação das duas entidades visando reduzir a desigualdade social também foi ressaltada pelo presidente da Moradia e Cidadania.

Compartilhe: